Os desafios do agronegócio exigem dos produtores rurais tomadas de decisão rápidas e certeiras. E uma plataforma digital analítica é a melhor parceira nesse processo

Dinheiro não dá em árvore nem em lavoura. No agronegócio, esta metáfora é perfeita, pois a sustentabilidade e o crescimento do negócio dependem de uma série de fatores, como trabalho, foco e organização – e, não menos importante, inteligência para tomar as decisões que façam a diferença. A competição acirrada, as alterações climáticas, as frequentes crises econômicas e as demais particularidades do agronegócio impõem aos produtores rurais ações rápidas e certeiras. Qualquer erro de planejamento e nas resoluções pode influenciar negativamente.

Como aumentar a receita? Quais nichos de clientes se deve atingir? Mercado interno ou exportação? Onde estão os maiores custos? Respostas a essas perguntas não são simples e precisam estar embasadas em indicadores que mostrem em qual situação a empresa se encontra e qual é o cenário a curto prazo.

Análise de indicadores e previsão de cenários

A era digital está hoje consolidada também no campo. A agricultura de precisão, por exemplo, é atualmente uma realidade e uma obrigação para os produtores rurais. Tecnologias de análise de dados são outras aplicações que caíram na popularidade do segmento, especialmente porque permitem aos agricultores entenderem melhor a realidade de seu negócio.

Dentro do portfólio de soluções digital da ITS Group, há a plataforma ITS C-Board Agro, um produto baseado em indicadores financeiros e do agronegócio, obtidos em tempo real e que apoiam as lideranças na gestão dos negócios, com base em insights inteligentes.

Com a ITS C-Board Agro, é possível fazer análise preditiva, simular cenários, otimizar recursos, reduzir erros em tomada de decisões, elaborar a estratégia mais eficaz e identificar riscos e oportunidades de melhorias.

Confiabilidade e autonomia

O ITS C-Board é uma solução que garante a total confiabilidade e segurança nos dados levantados. Além disso, dá aos produtores autonomia na visualização e utilização, sem a dependência de pessoas treinadas, pois a plataforma tem usabilidade simples e é adaptativa, tendo responsividade em qualquer dispositivo (TV, smartphone, tablets, etc.). Um grande diferencial são os recursos avançados baseados em machine learning, tais como:

– Descoberta inteligente dos dados: algoritmo de análise da correlação entre todos os indicadores, a fim de descobrir os principais influenciadores do negócio.

– Identificação de padrões ocultos nos dados: resultados por linha de produto, por região, por perfil de cliente, etc., permitindo a simulação de cenários considerando variáveis externas de mercado, preço, produtividade, etc.

– Search insight: busca inteligente de insights por meio de escrita narrativa, simplificando o entendimento dos indicadores de negócio.

– Augmented analytics: automatização da geração de insights utilizando machine learning e processamento de linguagem natural (PLN).

– Smart predict: análise preditiva de dados para previsão de cenários.

Indicadores visualizados

– Receita bruta

– Deduções

– CMV

– Lucro bruto

– Margem bruta

– Operacional líquido

– Outras despesas

– Resultado antes dos impostos

– Provisão de impostos

– Lucro líquido

– Margem líquida

– Ebitda

– Liquidez

– Rentabilidade

– Endividamento

– Georreferenciamento

O C-Board Agro é facilmente conectado ao ERP da empresa, seja ele da SAP (SAP S/4HANA) – integração nativa – ou de outro fornecedor. Independentemente do sistema que o cliente use, o produto se integra para transformar dados em informação e informação em conhecimento, apoiando o processo de tomada de decisão.

 

Clique aqui para ler o e-book sobre a solução C-Board Agro.

Entre em contato conosco para saber como implantar a plataforma em sua empresa.

 

 

Bruno Heissler



Deixe uma resposta